domingo, 16 de novembro de 2014

Aulas 06 e 07 - Reprovar ou não reprovar? Problemas, debates e desafios.

 Sabemos que, refazer um ano letivo não ajuda a criança a aprender. O corpo docente tem a missão de garantir que todos avancem. A taxa de reprovação no Ensino Fundamental é de 18,7%.. chega a ser espantoso! Certa vez, para um trabalho do semestre passado pude ter o prazer de ler um dos textos do autor Bernard Lahire "Sucesso escolar nos meios populares." É algo que tem tudo a ver para pensarmos numa possível solução para esse problema do fantasma da reprovação: A instrução de políticas que modifiquem o ambiente das crianças com estruturas familiares frágeis.
  A personalidade da criança, do aluno, seu comportamento, suas ações e reações estão interligados com as pessoas que a cercam sejam membros de sua família e também do bairro que como um espaço moral, complementa a escola, sendo assim favorecendo ou dificultando o fracasso escolar.
  Grande parte deste fracasso está centrado na solidão dos alunos. Podem ser problemas familiares, um certo 'abandono' dos pais e isso afeta o aluno de uma tal forma que ele fica desacreditado de si, se isola, não conseguem construir amizades e em muitos casos o próprio docente da instituição de ensino constrói um tipo de preconceito denominado teoria crítico-reprodutivista, onde a escola é considerada como uma mera agência reprodutora das discriminações realizadas pela sociedade . As condições econômicas são necessárias para possibilitar que se  constitua uma cultura escrita familiar e outros complementos.
    Outro fator também é a obsessão familiar encima do rendimento escolar do seu filho(a). Sabemos que por mais positiva que seja a intenção, às vezes, pode vir a prejudicar. Uma grande ‘pressão’ sobre a criança pode causar sérios problemas, desestruturá-la mentalmente e psicologicamente.
    Vejo como um objetivo então, à propor solucionar e amenizar os casos de fracasso escolar entre os alunos como: superar, compensar as deficiências cognitivas e a privação cultural que esses mesmos alunos sofreram no ambiente escolar. A escola deve ser amiga da família e do bairro que a cerca. Buscando sempre a ajudar na solução dos problemas com apoio psicopedagógico e atividades para a família e toda a comunidade.   Mas, infelizmente essa teoria de tentar reverter um pouco esse caso, em muitos lugares, ainda não sairam do papel.
  Abaixo estão as matérias, links estudados:
Repetência: Um erro que se repete a cada ano
Taxas de Rendimento (2013) Duque de Caxias

 

Um comentário:

  1. Viviane, ficaram muito boas suas reflexões... Sugiro que "incremente" suas postagens com imagens ou indicações de vídeos, bem como de leituras sobre a temática... Assim, o blog também funcionaria como "sugestões" para professores e outros profissionais...

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