quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Aula 9 - Desigualdades escolares e desigualdades sociais.

Como primeira atividade desta aula, foi proposto uma análise em grupo das seguintes imagens fazendo associações com a realidade da escola pública:


 
                                           imagem 1






                               

                                        imagem 2


   Análise: Na imagem 1, chegamos a conclusão que, No canto superior esquerdo da imagem, se vê a palavra IDEB, que é justamente um dos pontos que mais chama a atenção. O IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e ao ver do grupo, o que se pode observar são os alunos e professor afundando nas estatísticas do índice, pois a aprendizagem dos alunos e a eficiência do professor é avaliada a partir desse índice.
  Na imagem 2, Manolito fala de uma simpatia comercial, onde se perde mais do que se ganha. 
  Trata-se da falta de crédito do docente no aluno. O limitar, o privar que o professor impõe em sala de aula é nada mais que uma zona de conforto para o próprio professor, e quando o aluno tem o objetivo de sair desse círculo vicioso de decorar e reproduzir, o incômodo é imediato.
    Os debates que essas imagens podem trazer para nós, futuros professores, podem ser extremamente válidos para que a gente não repita os mesmo erros e saiba reconhecer que o conhecimento é recíproco, principalmente em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário