quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Atividade final: Análises e conclusões sobre o texto "Por uma política da diferença. "

  Como última atividade de 2014.2 fiz uma análise dialogando com o texto estudado:Por uma política da diferença de Elizabeth Macedo. Educação e cultura andam de mãos dadas, a diferença existe em todos os lugares em todos os aspectos mas é dever, obrigação de nós cidadãos respeitarmos uns aos outros em qualquer situação seja dentro ou fora do ambiente escolar. No texto a autora comenta sobre a política de cotas para o ingresso em universidades públicas e em empregos adquiridos através de concursos. Há muitos modelos padronizados, os tais paradigmas que a sociedade impõe, como se fossemos máquinas de fábricas sempre ali, na mesma regra, no mesmo ritmo. A questão racial no Brasil é um fator que vem sendo bastante discutido ainda mais quando se trata das políticas de cota. O preconceito não é atual, ele ja vem sendo um transtorno a tempos e poucos conhecem a história do negro, sua luta, sua garra, força, coragem e determinação pra ele chegar aonde chegou. Assim como há essas políticas também para carência socioeconômica, portadores de alguma deficiência,  etc em que em todas elas há uma luta para conquistar um espaço no mundo profissional. Muitas lutas, porém muitas conquistas. Hoje entendo melhor que não é fácil discutir o multiculturalismo ainda mais quando se trata de políticas educacionais,  porque por mais que seja uma lei, sempre vai haver o preconceito, o olhar torto, constrangimentos e outros fatores inconvenientes que desestimulam a força de vontade de qualquer pessoa. Conheço casos de cotistas que sofrem muito com tal desrespeito. Mas acredito que a mudança tem de vir de nós mesmos, sem mudanças não ocorrerá progressos.






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